Conheça as Rodas Forjadas

Publicado em: mar 10 2021 por admin

Você provavelmente já viu algumas por aí, mas talvez nem sabia diferenciá-las. Estamos falando das rodas forjadas, um tipo de tecnologia já tradicional na indústria e que tem cada vez mais adeptos.

Hoje, falaremos de algumas características e vantagens das rodas forjadas em comparação às suas “competidoras” mais comuns, as rodas fundidas. Acompanhe!

Rodas Fundidas

Geralmente, quando uma fabricante de carros quer produzir um veículo, ela optará pelas rodas fundidas na montagem. Elas são as rodas mais comuns no mercado. Seu processo é aquele que todos conhecemos: derreter o metal e derramá-lo sobre um molde com o formato da roda.

A maior parte das rodas de liga leve, por exemplo, utilizam o sistema de fundição. De fato, ele permite bons resultados estéticos e entrega qualidade para uma rodagem tranquila

Saiba mais: veja como é simples a manutenção de rodas de liga!

Rodas Forjadas

Mas quando o assunto é qualidade e durabilidade, as rodas forjadas ficam na frente. O seu diferencial está no processo de fabricação que lida com o material (o alumínio) de maneira bastante diferente.

Basicamente, sua fabricação acontece através da pressão exercida nos blocos de metal já aquecidos (mas não derretidos) e maleáveis. Essa pressão, que é exercida por grandes martelos e prensas, é tão grande que gradualmente vai dando forma à roda sem precisar recorrer ao derretimento. Várias sessões de prensagem são necessárias até que a peça passe para o acabamento.

Reza a lenda que a tecnologia vem dos anos 1960, quando a empresa alemã Otto Fuchs foi chamada para fabricar as rodas do lendário Porsche 911S. O processo fez nascer a famosa roda com design de trevo de 5 folhas, fabricada em alumínio e que fez toda a diferença no 911S. Seu peso era de 5 kg, 3 kg a menos do que o modelo padrão do 911.

O famoso Porsche 911S com suas rodas forjadas. Fonte: Historics Auctioners

 

Desde o Porsche 911S ficaram claras as vantagens das rodas forjadas: mais leves e mais resistentes. Esse combo de qualidade implica diretamente na economia de combustível, já que peças e veículos mais leves implicam em respostas mais eficientes do motor, que trabalha menos para entregar mais.

 

A resistência da peça é especialmente importante para veículos de carga, que podem levar mais peso quando estão equipados com rodas forjadas. Essa qualidade vem sobretudo do processo de fabricação das rodas, que são feitas a partir de um bloco sólido de metal, sem soldas ou poros que deixam o material frágil.

 

E você, o que achou das rodas forjadas? Queremos saber sua opinião aqui no blog, então deixe um comentário!

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Rodas e Pneus, Sigma
Tags: , , , , , , , ,

Comentários