Como funcionam os freios ABS?

Publicado em: jan 27 2016 por admin

Faz tempo que os freios ABS tornaram-se obrigatórios. Eles possuem um sistema de frenagem que elimina o risco de derrapagem quando o pedal é pressionado com muita força, o que evita a perda do controle do veículo em frenagens de emergência, curvas ou desníveis e em situações em pista seca ou molhada.

freio abs

O ABS (anti-lock breaking system) funciona basicamente evitando que a roda seja bloqueada totalmente provocando a derrapagem quando o freio é pressionado fortemente, evitando também a perda da estabilidade e do controle do veículo. Ele é composto por um sistema de sensores que monitoram a rotação de cada uma das rodas e compara com a velocidade do veículo, medindo a rotação e transferindo as informações adquiridas para a unidade de controle do ABS.

O sistema atua basicamente controlando a pressão do fluído do freio. De maneira mais prática, imagine que o pedal é acionado várias vezes em um curto espaço de tempo, com pausas quase imperceptíveis, é isso que aumenta a efetividade da frenagem e evita a derrapagem independente das condições da pista. Como o ABS atua em cada uma das rodas, ele possibilita a distribuição e aplicação melhor da força de frenagem, adequando, assim, a força de acordo com a necessidade exigida no momento.

Caso o sistema detecte que qualquer uma das rodas possui chances de travar, ele irá automaticamente, a partir da central, modular a pressão de frenagem, agindo assim de forma a impedir que o travamento venha a acontecer e proporcionando uma frenagem mais efetiva e segura.

Em alguns casos, quando pressionado com muita força, em frenagens de emergência, o pedal do freio era vibrar e o condutor irá ouvir ruídos, o que é totalmente normal. O sistema estará trabalhando com o limite das rodas evitando o seu travamento, ao contrário dos freios normais que são quase imperceptíveis, exceto pelo momento em que as rodas travam e há a derrapagem.

O freio ABS chegou para trazer mais segurança aos motoristas, uma inovação que garante maior resposta do sistema de freios.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , , ,

Comentários