A alemã Mercedes-Benz anunciou, no último Salão do Automóvel de Hannover (o maior do mundo no seguimento), o primeiro caminhão que “dirige sozinho” no mundo, o Future Truck 2025.
Com um motor de 6 cilindros que gera 449cv de potência e 224,3kgfm de torque, o FT-2025 une a potência de um veículo de seu porte à tecnologias que o tornam capaz de dirigir, reconhecer e evitar obstáculos, manter uma velocidade adequada, diminuir o consumo de combustível, etc., sem a intervenção de um motorista.
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A união entre vários sistemas comuns à tecnologia automobilística (já empregada em outros veículos) junto aos sistemas de controle de tráfego necessários para automóveis autônomos foi o verdadeiro desafio. Em suma, a principal tarefa foi tornar o caminhão autônomo verdadeiramente autônomo.
Câmeras localizadas em todos os pontos-chaves do veículo (laterais, saias, retrovisores, etc.) são as principais estruturas que o FT-2025 possui para saber onde está indo: elas projetam imagens no interior da cabine do veículo e atuam como balizadores da condução.
Ele usa, por exemplo, câmeras com alcance de até 100 metros para identificar as faixas no meio das vias, utilizando-as para saber como se comportar na pista, quando deve virar, etc. Além disso, consegue localizar, através de radares nos para-choques, obstáculos a 250 metros de distância.
De acordo com o peso que está carregando, o Future Truck realiza equações para saber qual deve ser a intensidade de sua frenagem. Uma aerodinâmica especial também faz parte do projeto, atuando para ampliar seu desempenho e diminuir, consequentemente, o consumo de combustível.
Na verdade, o caminhão alinha itens comuns a vários carros atualmente – alerta de mudança de faixa, controle de estabilidade, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de frenagem de emergência, etc. – ao seu centro de programação autônomo.
O condutor não é totalmente excluído do processo. O Future Truck só ganha autonomia quando um motorista coloca o veículo para rodar e atinge uma velocidade específica. Após isso, o painel indica que a condução autônoma está a disposição de quem estiver dirigindo.
Ainda levará um certo tempo para que a criação da Mercedes chegue às rodovias. Entraves legislativos ainda estão sendo discutidos para legalizar o uso de carros autônomos nas estradas, e as conversas ainda irão longe, com certeza. A marca tem pretensões de colocar o FT 2025 disponível no mercado em até 10 anos.
Fonte: Extra.