Como funciona a tabela FIPE

Publicado em: set 23 2016 por admin

Você já deve ter ouvido falar da tabela FIPE, certo? Ela é tão utilizada que é consultada diariamente por especialistas do ramo de venda de automóveis, que a utilizam como base para referenciar valores.

 

tabela-fipe

Foto: reprodução / Salaodocarro

 

Como está o mercado

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é responsável por alimentar uma tabela que, atualmente, é a maior referencia para preços praticados no mercado de automóveis brasileiro. A Fundação realiza pesquisas em 24 Estados para descobrir a média de preços praticados na venda de veículos.

A tabela FIPE tem como principal objetivo revelar valores que possam servir como base de cálculo para o IPVA do veículo. Como ela trata da média de preços dos automóveis em si, é principalmente consultada para delimitar o valor de venda. Por ser um índice, ela também pode ser utilizada em contratos – seguradoras e financiadoras se utilizam dela.

 

Representa o preço real do veículo?

É importante lembrar que ela serve como uma média nacional, relativizando diferenças regionais, como bases tributárias, por exemplo. Em média, considerando todo o país, é comum que haja uma variação de 15% entre as diferentes regiões.

É importante lembrar também que os preços apurados pela tabela e tomados como referência são de valores praticados no passado, não como o mercado está em tempo real.

 

Preço passado

Ano passado, quando os efeitos da crise econômica nacional passaram a ser sentidos, era comum ver lojas anunciados carros com preços baixíssimos e “sem IPI”. Na verdade, tomando como referência a tabela FIPE, os preços daqueles veículos estavam sendo praticados com base em valores passados, antes da crise, num outro momento do mercado.

 

Ficou mais fácil entender agora? Para mais informações, dicas e sugestões sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma. Estamos sempre atrás de coisas interessantes para mostrar pra você!

 

Fonte: CarroBonito

Categoria: Curiosidades

Comentários