Como funciona a mola esportiva?

Publicado em: fev 05 2016 por admin

Utilizada para rebaixar o carro, a mola esportiva dá um visual esportivo ao veículo, garantindo estabilidade e segurança. Mas como isso funciona? Quais são as recomendações na hora de alterar as molas do seu veículo? O que é permitido por lei? Confira:

mola esportiva

O que muda?

Na verdade, o que acontece é que o processo de mexer no sistema de suspensão para rebaixar o carro, incluindo amortecedores e molas, abaixa o centro de gravidade do veículo, melhorando sua aerodinâmica e estabilidade.

Por isso, as molas esportivas são as mais adequadas. Elas são dimensionadas pelos fabricantes, que utilizam softwares para o seu dimensionamento, sendo específicas para cada modelo de veículo. Este cálculo envolve a quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de inclinação dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras. Dessa forma, elas garantem a diminuição da altura mantendo o conforto e também evitando que outros componentes da suspensão sejam comprometidos. Como é o caso dos amortecedores, que controlam as oscilações superiores e inferiores das molas, e também devem ser esportivos.

O que é permitido?

Por lei, não é permitido alterar as características originais da mola do veículo, o que inclui diminuir seu tamanho, seja por cortes de elos, grampos ou aquecimento. Porém, alterar as molas passando a utilizar as de modelo esportivo é permitido.

O processo de legalização inclui a autorização no Detran, depois o Inmetro irá realizar testes e, quando aprovado, voltará ao Detran para ser feita uma vistoria no chassi do motor. Todo o processo leva em torno de 5 dias e também será necessário fazer outro documento para o veículo, constando a modificação.

 

Você pode conferir outras informações sobre dúvidas frequentes sobre as molas esportivas e até onde é possível modificar o carro dentro da lei aqui no nosso blog. Confira também os modelos de molas esportivas que você encontra na Sigma Car e modifique seu carro com segurança e estilo

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , , , , , ,

Comentários