Como funciona a barra estabilizadora?

Publicado em: fev 23 2016 por admin

Também chamada de barra anti balanço ou barra anti giro, a barra estabilizadora faz parte do sistema de suspensão e interfere diretamente na aderência e na agilidade do carro. Mas, como isso acontece? Vamos explicar tudinho, olha só:

barra estabilizadora

Principal função

Basicamente, a barra estabilizadora serve para manter o chassi do carro sem girar, especialmente em curvas e altas velocidades. Sem a barra, o carro envergaria em curvas, podendo inclusive causar acidentes.

O que acontece é que, em curvas, boa parte do peso do carro é transferido para as rodas externas, fazendo com que a suspensão do lado interno do carro levante e do lado externo abaixe. Nesse movimento, o carro fica inclinado e perde a aderência. Isto é o chamado efeito de rolagem, e a barra estabilizadora justamente faz com que isso não aconteça, mantendo o movimento da suspensão mais estável.

Para ter um bom ajuste, as barras traseiras e dianteiras não devem ser muito rígidas nem muito macias, por isso, o indicado é procurar uma mecânica especializada. Assim a independência dos pneus não será alterada e o sistema de suspensão manterá um bom funcionamento.

Problemas e cuidados

Por ser uma barra de ferro envergada, dificilmente a barra estabilizadora irá apresentar problemas. O que pode acontecer é ela não estar bem fixa ou apresentar problemas em itens como as buchas fixadas ao chassi. Ao notar barulhos metálicos ou instabilidade, o motorista deve levar o veículo para um profissional verificar.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários