Como evitar a desvalorização do carro? Confira as dicas!

Publicado em: jan 18 2021 por admin

Desvalorização do carro, também conhecida como depreciação do veículo é ação que analisa quanto valor o automóvel perdeu desde a sua saída da concessionária enquanto ainda era um carro 0km.

Alguns estudos indicam que um carro perde cerca de 10% do valor de custo apenas ao sair da concessionária e dobrar a esquina, ou seja, imagine o quanto pode desvalorizar em anos de circulação, manutenção, reparos e mais.

Por isso, nosso conteúdo de hoje traz algumas dicas que ajudam a evitar a desvalorização do carro de uma forma exagerada, uma vez que essa depreciação é normal e atinge todos os veículos, independente de marca, modelo e ano.

Então continue o conteúdo e acompanhe com a gente!

Por que se preocupar com a valorização do carro?

É verdade que muitos motoristas buscam apenas um veículo para atender às suas necessidades de locomoção do dia a dia. Alguns preferem carros mais econômicos e compactos para a cidade, outros preferem os esportivos e há quem prefira os utilitários.

E não há nada de errado com isso! Mas existem diversos detalhes que você precisa observar antes de comprar seu próximo carro, com o objetivo de atenuar a desvalorização ou para não ser surpreendido na hora de revendê-lo.

Ou seja, compreender o processo de desvalorização do carro é fundamental para que você possa diminuir o prejuízo e aumentar o seu ganho da hora de passar o carro para a frente.

Um carro bem conservado vai permitir que o comprador avalie o veículo e considere valores médios de mercado ou seguidos por tabelas oficiais, como é o caso da tabela Fipe.

Dicas para evitar a desvalorização do carro

Fique de olho na quilometragem

Um dos itens que mais influenciam a desvalorização do veículo é a quilometragem, ou seja, o quanto o carro já percorreu. E isso por dois motivos: o primeiro, é que a distância percorrida está diretamente ligada à manutenção exigida no veículo, logo quanto mais você andar, mais chance tem de precisar de manutenção e mais mexerá no veículo.

O segundo ponto está na perda da garantia, que em muitos veículos novos pode ser oferecida por tempo de circulação ou km rodados (3 anos ou 100 mil km, por exemplo). Então se você adora pegar a estrada, lembre-se que quanto mais rodar, mais quilometragem vai acumular e mais o veículo poderá desvalorizar.

Cuidados com a pintura

A pintura é um dos exemplos mais clássicos de itens que influenciam ou não a valorização do veículo. E esse elemento você pode comparar por si mesmo, ao observar o seu próprio carro ou o dos outros, afinal, ninguém gostaria de assumir um veículo com a pintura desgastada, riscos ou marcas de sol, né?

Se você pensa assim, é natural que os revendedores e possíveis compradores também pensem. Por isso, manter a conservação da pintura e da lataria é fundamental para evitar a grande desvalorização do veículo.

A limpeza está em dia?

Assim como o item acima, a limpeza do veículo é um dos elementos que causam uma boa ou má impressão no momento de avaliação do veículo. Mas não pense que é apenas por uma questão de higiene.

Isso acontece porque um carro que não é bem cuidado, incluindo a limpeza, pode influenciar negativamente no desempenho do veículo, afinal, o acúmulo de sujeira e detritos interferem no funcionamento do veículo ou danificam peças.

E aí, curtiu nossas dicas para evitar a desvalorização do carro? Seguindo as orientações acima você pode aumentar o valor recebido no momento da revenda.

E você, tem mais dicas? Deixe nos comentários, vamos gostar de conhecer! E continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre o universo dos veículos.

Categoria: Acessórios Automotivos, Carros Personalizados, Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus, Sigma, Som Automotivo
Tags: , , , ,

Comentários