Como escolher o módulo de potência para o som do carro?

Publicado em: jan 29 2016 por admin

Escolher um módulo de potência para o seu carro pode ser mais simples do que parece, basta ter algumas considerações em mente para que tudo descomplique. Vamos ver algumas delas?

potencia som carro

Potência do módulo

Vamos começar falando da potência do módulo e sua relação com os alto-falantes. Há quem diga que para alto-falantes “x” precisa de “y” de potência, outros dizem que é mais, ou então menos, mas o fato é que, para conseguir dar conta do conjunto de alto-falantes, é preciso ter o dobre de potência do módulo, podendo assim dar conta do que é pedido pelas partes, por exemplo, se seu conjunto de subwoofers compõe 300w, totalizando 600w, o ideal para seu módulo será 1200w para compensar.

Também deve-se estar atento com a frequência dos alto-falantes, a distribuição do som, pois escutar o som de tweeters e cornetas vai depender da frequência do seu módulo, lembrando que todo o sistema de som e componentes deverão estar em harmonia com o módulo.

Impedância

A impedância também deve ser considerada. A energia que passa pelos alto-falantes pode encontrar certos contratempos no meio do caminho, como a resistência elétrica, magnética e mecânica. Esse fator pode ser medido em Ohms e é uma informação que vem descrita nos documentos na compra do equipamento. Busque equipamentos que tenham a impedância compatível com seu módulo e vice-versa, ou estará arriscando-se a comprar um material que não será útil no final.

Mono x Estéreo

Por fim, cuidado com o mono e estéreo. Para você poder aproveitar o melhor do seu equipamento estéreo, não adianta deixar ele todo no porta malas, pois assim você não perceberá nada do que é oferecido pelo sistema, já que o som estéreo trabalha com os dois lados do áudio, normalmente jogando de um lado para o outro nas caixas instaladas nas portas.

São dicas simples, mas que devem ser consideradas na hora de comprar o seu módulo de potência. É claro que o principal também é escolher um produto de boa qualidade, busque por marcas que tenham boas críticas no mercado e também compare os preços. E não se esqueça de conferir bem todas as configurações pra evitar dores de cabeça ou arrependimentos.

Categoria: Dicas e Informações
Tags: , , , ,

Comentários