Como ajudar a preservar a pintura do veículo

Publicado em: ago 09 2016 por admin

Há quanto tempo você possui seu carro? O suficiente para você sentir saudade da pintura brilhante e impecável que ele tinha há alguns anos?

Infelizmente, o desgaste da cobertura da lataria acontece naturalmente, ainda mais se o carro costuma ficar por longos períodos debaixo de chuva ou sol. É comum que, depois de alguns anos, a pintura comece a perder seu brilho e tom original, ficando fosca e desbotada.

 

Polimento da lataria é uma das opções

Foto: reprodução / R7

Felizmente, existem algumas técnicas, aplicadas pela maior parte de lojas especializadas em serviços para veículos, como a Sigma, que são de grande ajuda para preservar a pintura do veículo. Vamos ver:

-       Descontaminação: atua removendo algumas partículas que ficam na superfície da pintura – como aquelas marquinhas pretas que grudam no veículo quando passamos por uma rua recém asfaltada. Aqui, uma massa abrasiva de argila (pouquíssimo agressiva), que atua como um “creme esfoliante” é aplicada para retirar essas impurezas. O processo pode ser realizado, aproximadamente, a cada seis lavagens.

-       Enceramento: existem alguns tipos diferentes do processo mas, em suma, todos se resumem a conferir brilho e proteção à pintura, não eliminando, porém, riscos ou outras marcas.

Uma das técnicas se utiliza de uma cera sintética que é aplicada na superfície do veículo, servindo apenas para protegê-la, impedindo que líquidos e outras sujeiras grudem na superfície. Outro processo conhecido é um em que a cera é aplicada com uma politriz roto orbital, máquina que gira bem rápido, espalhando a cera de forma abrasiva. Aqui, além de proteger mais a pintura, o resultado também garante mais brilho. Uma opção é utilizar a cera de carnaúba, que produz resultados melhores e mais duradouros.

-       Polimento: é o processo mais abrasivo existente no mercado, sendo utilizado para retirar impurezas da superfície, garantindo brilho a área em que é aplicado. Utilizando a politriz, parte do verniz superficial – a camada mais exposta – da pintura é retirado, devolvendo o brilho original, eliminando riscos e imperfeições.

Justamente pela abrasão dos materiais e da técnica, indica-se que o processo seja realizado em longos períodos, como uma vez ao ano, por exemplo.

-       Vitrificação: nesse processo, justificando o nome, nano partículas de vidro são incorporadas à superfície da pintura, criando uma proteção duradoura, através de uma camada protetora, e conferindo um brilho incrível. Sua eficácia dura, no mínimo, três anos.

Está pensando em fazer um upgrade na pintura do seu carro? A Sigma oferece vários serviços para que seu automóvel fique como novo! Entre em contato conosco!

 

Fonte: AutoEsporte.

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações

Comentários