Como a pandemia de Covid-19 influencia no setor automotivo?

Publicado em: jun 08 2021 por admin

mulher-com-mascara-facial-olhando-no-espelho-traseiro-para-dar-re-no-carro_23-2148685266

Nossas vidas mudaram de cabeça para baixo há quase 1 ano e meio, desde que o coronavírus começou a se espalhar pelo mundo. A pandemia da Covid-19 é assunto em todos os meios, difícil conversar com alguém e ela não vir em pauta, afinal, ela impactou a tudo e a todos.  

Quando se trata do setor automotivo, isso não é diferente. Para frear o avanço no contágio do vírus, a maior regra a se seguir ainda é ficar em casa e colocar em prática o distanciamento social. Ou seja, ficar em casa = menor locomoção urbana = menos utilização de transportes.   

E como o setor automotivo vem se comportando nos últimos meses? Será que a pandemia impactou positivamente ou negativamente? Continue a leitura e descubra nos próximos parágrafos. 

Novas formas de se locomover 

Quem pode evitar a aglomeração dos transportes públicos, dá preferência por veículos individuais. E isso já pode ser visto em números: de acordo com o Moovit — plataforma de informações de transportes coletivos, caiu em 36% os passageiros nas capitais brasileiras.  

No começo de 2020, enquanto ainda estávamos sem entender como o vírus se comportava, houve queda nas viagens por carros de aplicativo. A Uber registrou uma queda de 29% na sua receita.  

Neste cenário, a indústria automotiva percebeu um aumento em vendas de veículos novos e seminovos, consequência da busca por um transporte individual e mais seguro. Em comparação a 2019, as vendas foram menores, mas surpreendentemente positivas, levando em consideração a situação financeira que o país atravessa e o ano acabou sendo melhor do que se esperava.  

Aumento em aluguel de carros 

Outra opção que muitas pessoas encontraram, foi o aluguel de carro. Para não precisar financiar o veículo, que normalmente tem custos altos, o aluguel se mostrou uma alternativa. A vantagem é que a documentação, manutenção, IPVA e outras taxas extras ficam a cargo da locadora. 

A pandemia afetou o design no setor automotivo 

Todo mundo que compra um carro novo, além dos quesitos técnicos, como potência e economia do combustível, também leva em consideração a estética. Afinal, um carro  bonito faz diferença.  

Agora, outra coisa que as montadoras também se preocupam é com a saúde física e mental dos motoristas e passageiros. Durante a pandemia da Covid-19, algo que se tornou ainda mais relevante é a necessidade de purificar o ar que entra de fora.  

Já são incorporados nos automóveis monitores e filtros de qualidade de ar, purificadores e/ou disseminadores de fragrâncias embutidos no porta-luvas e até mesmo sistemas avançados de filtragem que ajudam a remover partículas do ar.  

A Land Rover vai além e pensa também na saúde mental que é afetada neste momento que enfrentamos. Por isso, analisa a possibilidade de ferramentas no carro como “conforto energizante” que realiza exercícios leves de atenção plena para ajudar a promover a circulação, respiração e calma interior. Suas rotinas de 10 minutos encorajam a respiração profunda, a meditação e o alongamento suave.

Vendas online 

De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020. No setor automotivo, assistimos essa mudança também. As concessionárias reforçaram sua presença online,éesperado que o agendamento de serviços pela internet aumente32%, enquanto as vendas de peças online tenham um aumento de 64% em relação ao ano passado. 

As vendas de peças pela internet aumentaram, isso é um indicativo de que as pessoas estão realizando mais reparos em casa, do tipo faça você mesmo. Se você ainda é novato no mundo dos reparos de carro, confira algumas dicas pra você não passar mais aperto nos imprevistos.  

Você já conhece o e-commerce da Sigma Car? Confira os melhores produtos e os receba na sua casa!

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações

Comentários