Como a Ford escondeu a nova versão do Mustang até o lançamento

Publicado em: jan 29 2014 por admin

Todas as marcas e grande parte dos entusiastas automobilísticos já sabem: é muito provável que algum paparazzi consiga flagrar um novo modelo em desenvolvimento, seja nas ruas ou mesmo em pistas de corrida.

Isso ocorre, geralmente, porque na fase de testes os modelos são expostos às rotinas diárias que enfrentarão depois de produzidos. Ainda que a grande maioria carregue camugflagens, o visual final acaba sendo percebido antes do lançamento oficial.

Como exceção, a Ford conseguiu operar quase um milagre recentemente: escondeu o design da nova geração do ícone Mustang, clássico e tradicional esportivo da montadora.

ford

A “luta” entre designers e fotógrafos foi árdua, mas a Ford venceu, “mostrando” ao batalhão de curiosos um desenho diferente do resultado final. A marca, inclusive, divulgou suas ações para esconder a nova versão.

Camuflagem inicial

O processo é tão necessário que a Ford conta com um coordenador de camuflagem, dedicado especialmente a criar as distrações perfeitas no veículo. Al Wilkinson destaca que “antes que um desses protótipos possa sair da fábrica, os departamentos de design, engenharia e segurança precisam desenvolver e aprovar um pacote de camuflagem”.

novo_mustang_2015-5-620x420

E completa salientando que, “com esse aparato, mesmo uma boa foto não deve revelar detalhes do projeto”. O cuidado, assim, deve ser na interferência dos recursos utilizados no peso final do carro.

Processo da Ford

A exaustiva tentativa de esconder o Mustang passou mais de uma vez pelo processo de desenvolvimento antes da aprovação: “Quando vi o primeiro pacote de camuflagem sugerido pela equipe, sabia que não seria suficiente para combater os paparazzi e voltamos para a prancheta”, destacou o engenheiro-chefe Dave Pericak.

Disfarce funcional

A medida escolhida foi envolver o carro todo com vinil preto, exagerando no acolchoamento com espuma por baixo para esconder o perfil do carro. O peso total ficou em 49 kg, mudou as medidas e o perfil do carro agradou a equipe.

novo_mustang_2015-9-620x414

O resultado positivo foi exemplificado quando o gerente de engenharia de veículos, Tom Barnes, levou o Mustang disfarçado para fora da fábrica pela primeira vez: “Quando vimos as fotos, foi um alívio perceber que realmente não dava para descobrir como era o carro”.

Fontes: Car and Driver Brasil, Carplace

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações, Lançamentos

Comentários