Cinco coisas para nunca fazer com seu carro

Publicado em: mai 30 2016 por admin

Com a experiência de dirigir, é comum acabarmos juntando vários pequenos vícios, que costumamos aprender com outros motoristas, para deixar certas situações mais fáceis quanto estamos no volante. Porém, em muitas dessas práticas, apesar de parecerem úteis, elas estão, na verdade, prejudicando nosso veículo.

Driving

Foto: reprodução / Theodysseyonline

 

Subir calçadas altas

Aqueles meios-fios altíssimos, em que o carro precisa fazer um esforço enorme para subir, devem ser evitados sempre. Além de desgastar a vida útil dos pneus (principalmente se estiverem um pouco vazios), essas subidas podem, dependendo da velocidade do veículo na hora, danificar a direção e a suspensão.

 

Manter o carro acelerado em subidas

Quem nunca procurou manter o carro parado em subidas acelerando ele em nível constante, para que a saída fosse mais fácil? Bem, essa prática tão comum pode, a longo prazo, trazer várias dores de cabeça. Quando nesses casos a temperatura da caixa aumenta muito materiais internos, como as válvulas solenoides e discos de acoplamento, são danificados. O ideal é deixar o carro freado nessas situações.

Acelerando em subidas

Foto: reprodução / Wikihow

 

Nunca forçar a direção

Ao manobrar o carro, muitas vezes o volante não vira tanto quanto gostaríamos, porque já chegou ao máximo. Forçar o volante, ao invés de fazer as rodas virarem mais, apenas fará com que a bomba de direção se desgaste e estrague mais rápido. Portanto, lembre-se: o máximo é o máximo!

 

Acelerar antes de desligar

Uma prática bem comum antigamente, na época de motores menos tecnológicos. O hábito de dar uma última acelerada antes de desligar o carro geralmente tem a ver com a crença de que, ao fazer isso, o excesso de combustível na câmera ajudaria na próxima combustão.

Nos atuais motores de injeção eletrônica, nada disso realmente é necessário ou funciona. Portanto, essa prática só serve para desperdiçar combustível.

 

Cuidado com as ligações

Como a maior parte dos automóveis atuais (se não todos)possui chaves codificadas, essa dica é importantíssima. Quando, por um algum problema com a bateria, o motorista precisar fazer a famosa “chupeta”, é muito importante que se remova a chave da ignição antes de realizar o processo. Caso não faça, o risco de queimar o chip eletrônico da chave é grande.

Ligando baterias

Foto: reprodução / CanaldaPeça

 

Ficou mais fácil de manter seu carro perfeito agora, não é?

 

Fonte: EXAME

Categoria: Cuidados com o seu carro

Comentários