Cidade inteligente social está sendo instalada no Ceará

Publicado em: mar 22 2017 por admin

Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante, recebeu um empreendimento que se denomina como a primeira cidade inteligente social do mundo, planejada com soluções que atendem ao bem estar e ao desenvolvimento futuro. Ela deve ser inaugurada ainda esse ano.

O projeto piloto tem previsto 50 casas planas de 47m² a 75m², com preços indo de R$99 mil a R$145 mil. Com esses valores, o comprador pode financiar o projeto através do programa Minha Casa Minha Vida, o que é colocado como um grande diferencial.

Resultado de imagem para projeto ceará cidade inteligente smart city laguna

O projeto da cidade   / Foto: Divulgação

Susana Marchionni, da SG Desenvolvimento Ltda., também responsável pelas obras, coloca que projetos de casas e cidades inteligentes mundo afora são geralmente direcionados a pessoas com renda superior. O caso da Laguna Residencial, o projeto cearense, é que as residenciais são mais acessíveis.

Tecnologia, sustentabilidade e planejamento são os pilares das cidades inteligentes. No caso de Croatá, grandes diferenciais são a internet wi-fi – que será oferecida em todas as áreas dos condomínios -; coleta seletiva de lixo; drenagem profunda; e o piso intertravado - para evitar enchentes.

No quesito planejamento e sustentabilidade, ruas e calçadas largas foram implementadas, para possibilitar circulação de pessoas e veículos sem transtornos de engarrafamentos. Árvores serão uma presença constante na paisagem da cidade.

Em entrevista ao jornal O Povo, Susana Marchionni diz que o que fez a região cearense ser procurada para a criação da cidade foi o seu potencial econômico – localizada próximo ao Porto de Pecém e de indústrias -, a presença da fibra ótica, o déficit habitacional local e a localização próxima a grandes rodovias.

Está previsto também a presença de lotes industriais e comerciais, justamente para se aproveitar do potencial que a região oferece para movimentar a economia local.

É bom saber que estamos avançando rumo à criação de cidades e plataformas inteligentes. Quer ficar por dentro das evoluções tecnológicas residenciais? Continue acompanhando o blog da Sigma Home!

 

Fonte: Jornal O Povo.

 

Categoria: Sigma Home

Comentários