Chevrolet Camaro completa 50 anos

Publicado em: abr 01 2016 por admin

Meio século é bastante tempo, não é? Você lembra de alguns comentários que seu pai fazia sobre o passado? É muito provável que, nas lembranças do seu velho, o nome “Camaro”, como carro de ouro da Chevrolet, ainda seja algo forte.

Em 1964, o Ford Mustang foi lançado e rapidamente se tornou um sucesso. Em 1966, já eram mais de um milhão de unidades vendidas, dados impressionantes para a época. Procurando ser um rival de peso para esse fenômeno, o Camaro foi lançado, indo às lojas em setembro de 1966.



Camaro 1966Foto: reprodução / carros.uol

 

Não foi fácil atingir o objetivo pretendido. O sucesso de vendas do modelo da Ford estava, em grande parte, na versatilidade do automóvel. O Mustang foi lançado com uma variedade imensa de modelos, desde cores até o motor. O Camaro, nesse sentido, procurou ser um rival à altura, estreando com oito opções de motores.

No lançamento do modelo da Chevrolet, um relações públicas da General Motoros explicou, com grande sagacidade, o que era o Camaro: “um animal pequeno e raivoso que come Mustangs”. A intenção foi atingida em 1977, ano de relançamento do notório modelo Z28 (foto abaixo), quando, já em sua segunda geração, o carro ultrapassou o modelo da Ford em vendas.

Captura de tela 2016-04-01 às 10.15.52Foto: reprodução / Boldride

 

Já na década de 2000, especificamente em 2007, mais de 40 anos depois de seu lançamento, o Camaro se tornou uma estrela de cinema de nosso tempo, tendo um importante papel no filme Transformers. Naquela época, o carro já estava em sua quinta geração, com um design moderno, leve e atraente, mas ainda mantendo a pose de muscle car.

wikipedia camaro sigma carFoto: reprodução / wikipedia

Hoje, em sua sexta geração, o Camaro procura continuar seu sucesso de vendas. O desenho atraente e agressivo continua, assim como uma certa competição com o velho rival, o Mustang. Em 2015, a Ford anunciou o modelo “eco” do modelo, com um motor 2.3 que procurava reduzir emissões e consumo de combustível. Em 2016, o novo Camaro foi anunciado com um motor Ecotec 2.0, seguindo as mesmas intenções. De toda forma, o meio ambiente agradece.

Mas se engana quem pensa que a GM está preocupada apenas com a economia, deixando de trazer mais opções para quem gosta de motores mais potentes. Atualmente, a versão ZL1 (foto abaixo), que já está sendo vendida, possui um motor 6.2 V8 com 580 cavalos de potência. Vemos que a versatilidade do carro, característica antiga, ainda é mantida.

2015-chevrolet-camaro-zl1-sports-car-mo-performance-980x476-06 Foto: reprodução / Chevrolet.com

 

 

Fonte: Autoesporte, Carros.uol

Categoria: Curiosidades, Sigma

Comentários