Carros sem motorista serão lançados no Reino Unido em 2015

Publicado em: nov 26 2014 por admin

Já imaginou entrar em um carro, sentar no banco, ligá-lo e começar a folhear uma revista ou mexer no telefone enquanto o carro te leva ao seu destino? Pois essa realidade está muito mais próxima do que você imagina já que carros sem motorista serão lançados no Reino Unido em 2015. Saiba mais!

Carros sem motorista serão lançados no Reino Unido em 2015

Foto: Pinterest

Segundo o ministro de Transporte britânico, Vince Cable, o governo começará a testar em janeiro de 2015 um programa piloto para a circulação de carros sem motoristas nas estradas públicas.  Tal programa, inédito, terá duração de 18 a 36 meses e pretende testar a usabilidade de carros sendo dirigidos com autonomia total através de câmeras e sensores.

Além do Reino Unido, outros países caminham para essa realidade próxima. Em 2012, na Califórnia, EUA, alguns veículos do Google foram vistos circulando durante mais de 500km em estradas públicas. Confira o vídeo de demonstração aqui.

Carros sem motorista serão lançados no Reino Unido em 2015

Foto: Reprodução| Hypeness

Já em 2013, a multinacional Nissan realizou seu primeiro teste em uma estrada no Japão. Na Europa, a cidade sueca de Gotemburgo deu à Volvo sinal verde para testar 100 carros sem motorista a partir de 2017.

No entanto, vale ressaltar que alguns empecilhos dificultam a utilização destes carros mais rapidamente. A modificação em toda a legislação de trânsito é uma das questões, já que dúvidas em relação à responsabilidade do motorista perante o voltante surgem. Além disso, para que as câmeras e sensores dos carros funiconem, as ruas e estradas necessitam de uma excelente sinalização de placas e faixas de trânsito, algo que ainda não existe em todo o mundo.

E você, o que achou deste futuro no setor automotivo?

Fontes: Exame Abril, Hypeness.

 

Categoria: Curiosidades, Lançamentos, Sigma
Tags: , ,

Comentários