Carro mais vendido do Brasil recebe nota zero em teste de segurança

Publicado em: mai 13 2017 por admin

O Chevrolet Onix, que há vários meses figura como o carro mais vendido do Brasil, recebeu as piores notas possíveis em seu último teste de segurança. Esse resultado deve ter deixado tanto a Chevrolet quanto alguns clientes bem decepcionados.

O teste realizado é o Latin NCAP, o mais conceituado e confiável para veículos da América Latina. Os testes realizados envolveram simulação de impacto frontal a 64 km/h; colisão lateral a 50 km/h; colisão lateral contra poste a 29 km/h; e teste do controle de estabilidade. Confira no vídeo abaixo:

O Onix recebeu zero estrelas, no índice que vai até cinco, como avaliação dos padrões de segurança para adultos. Já a proteção para crianças recebeu três estrelas, o que é “aceitável” para os padrões da Latin NCAP.

Alejandro Furas, secretário-geral do instituto, alegou: “Os compradores de carro merecem muito mais que esses resultados abaixo do padrão, por empresas que sabem perfeitamente como produzir carros muito mais seguros”.

Resultado de imagem para chevrolet onix

A estrutura do modelo da Chevrolet não conta com dispositivos de absorção de energia nas laterais, o que aumentaria muito a segurança para o motorista. Ao invés,  ele possui apenas barras de proteção nas portas. Isso trouxe algumas considerações: “…o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”, segundo o Latin.

Procurada pela revista Quatro Rodas para comentar o caso, a Chevrolet respondeu: “O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.”

Considerando a resposta da marca, parece que precisamos melhorar nossos requisitos de segurança, não é?

Para mais notícias sobre o mundo dos automóveis, continue acompanhando o blog da Sigma!

 

Fonte: Exame.

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários