Camaro chega a sua sexta geração repaginado, mas com muita história na bagagem

Publicado em: mai 19 2015 por admin

Nessa última semana, a Chevrolet divulgou tudo sobre o Camaro 2016, a sexta geração desse clássico que vem marcando época desde seu lançamento, em 1966. Pegando carona nesse lançamento, fizemos para você uma retrospectiva da história desse “muscle” que mexe com a cabeça e com o coração dos amantes do universo quatro rodas.

A primeira geração do Camaro foi criada para concorrer com seu maior rival na história, o Ford Mustang. Logo no seu primeiro ano de lançamento, o Chevrolet já foi escolhido como Safety Car das 500 Milhas de Indianápolis de 1967. Atualmente, ser escolhido como Carro Madrinha das 500 Milhas é uma honra, mas naquela época, era um sinal de grandeza ainda maior.

Em 1968, o Camaro ganhou sua versão top de linha, o Camaro SS, um V8 que marcou época.

chevrolet-camaro-1969-ss

Foto: Reprodução/Statscargurus

A década de 70 chegou com a crise no preço do petróleo, derrubando as vendas dos gigantes V8. A opção da população por carros mais econômicos, e a série de medidas antipoluição, tomadas na época, fizeram o Camaro SS desaparecer e surgir o Camaro LT, que privilegiava o luxo ao invés da potência. O V8 foi substituído por um motor 6 cilindros em linha, e em 1978, o Camaro LT também sucumbiu a crise, saindo de linha.

Mas os americanos não ficariam tanto tempo sem seus xodós, os V8. Passada a crise, em 1982 surgiu o Camaro IROC-Z, versão que durou até 1990. Seu design futurista também levou o IROC-Z ao posto de Safety Car das 500 milhas.

camaro-irocz

Foto: Reprodução/Road and Track

A quarta geração surgiu em seguida, ainda no ano de 1990. Tratava-se de um V8 a moda antiga, 5.7 litros, na versão SS produzia 320 cv.

A quinta geração do Camaro foi lançada em 2006. Uma releitura do clássico de 1967, porém, com um desenho ainda mais agressivo. No motor, um V8 que esbanjava potência: 406 cv.

Em 2007, o filme estrelou a adaptação ao cinema da animação Transformers, e o Camaro de Sam Witwicky se tornou ícone de uma geração.

camaro-bumblebee

Foto: Reprodução/ Conceptcarz

Agora, quase 10 anos depois, a Chevrolet lançará o novo Camaro. Mais uma vez para concorrer com o Mustang, que ganhou uma versão mais compacta e mais leve, visando um poder maior de aceleração.

Para não ficar pra trás do grande rival, o novo Camaro reduziu alguns centímetros e perdeu quase 90kg. A troca no material de algumas peças, que passarão a serem produzidas em alumínio, é a principal responsável pela diferença

30% das peças serão reaproveitadas do antigo Camaro, e 70% serão novas. Mas a principal novidade é que essas peças novas não serão exclusivas, elas também serão utilizadas em outros lançamentos da Chevrolet. Podemos esperar muito requinte e designs inovadores para os próximos carros da montadora.

Os motores serão mantidos, mas o V8 6.2 entregará mais do que os 406 cv de potência dos modelos atuais. As marchas continuam sendo opcionais, automáticas ou manuais, entretanto, ainda não se sabe se os modelos com embreagem chegarão ao Brasil.

camaro-2016

Foto: Reprodução/Revista Quatro Rodas

No fim, seja em versões antigas, ou nas mais modernas, um Camaro ainda mexe muito com pessoas como nós, amantes dos grandes clássicos, essas máquinas com motores poderosos, que andam a mais de 250km/h. Conheça nosso site e descubra peças que podem dar ao seu carro, uma cara de muscle americano, novo ou antigo! www.sigmacar.com.br

Fontes: Auto Esporte, Chevrolet, Girocar, Revista Quatro Rodas

Categoria: Lançamentos
Tags: , ,

Comentários