Balanceamento, Geometria 3D, Cambagem e Caster: o que são e quando devo fazer?

Publicado em: jul 20 2019 por admin

balanceamento

Se você tem um carro, sabe que cuidar bem dele exige uma dose de atenção e dedicação. Levar o veículo para as manutenções regulares faz parte de toda essa rotina. Para zelar pela máxima preservação do automóvel, você precisa submetê-lo ao balanceamento e a geometria 3D.

O que você talvez não saiba é a periodicidade adequada a cada um desses procedimentos. Na sequência, nós explicaremos cada um destes serviços automotivos e quando você realmente precisa realizá-los!

Balanceamento

Balanceamento é um processo de equilíbrio entre roda e pneu por meio de utilização de contrapesos. O objetivo do balanceamento consiste em remover qualquer vibração possível que exista na dirigibilidade, carroceria ou no volante.

É importante ressaltar que a vibração no volante nem sempre é causada pelas rodas, pode ser algum outro fator.

Com o equipamento desenvolvido para esse fim, o centro automotivo consegue simular uma série de rotações. Existem equipamentos fabricados especificamente para fazer as leituras do conjunto roda e pneu. O processo gera os dados necessários para que o operador saiba exatamente onde ele deve inserir os contrapesos.

Quando fazer?

Em termos de quilômetros rodados, o ideal é que você faça o balanceamento em intervalos de 10 mil km. Outra referência é o período de substituição dos pneus. E ainda, caso as rodas comecem a trepidar, o serviço também precisa ser efetuado, mesmo que o carro não tenha alcançado a quilometragem mencionada.

Geometria 3D

A Geometria 3D tem como função deixar a direção alinhada paralelamente às rodas dianteiras do veículo. Isso é vital para que o seu carro transite em uma linha reta, independentemente de as mãos estarem sobre o volante.

A máquina de geometria tem um software e nele tem um banco de dados universal atualizado periodicamente. Os dados dos carros são comparados com a situação física do carro que está sendo analisado, trazendo para o técnico a correção, se necessária, de valores que estejam fora do padrão.

Quando fazer?

A quilometragem mencionada anteriormente (10 mil km) continua válida como referência. A geometria 3D também pode ser executada após a troca do sistema de suspensão ou, se o carro sofrer algum impacto intenso dianteiro, é aconselhável efetuar o procedimento.

Cambagem e caster

A cambagem e o caster são desconhecidos da maioria dos motoristas. O fato é que eles são tão importantes quanto os serviços de balanceamento e geometria 3D.

A cambagem se refere à medição da angulação lateral do pneu. Trata-se daquela parte (interna ou externa, a depender do ângulo) que fica exposta ao contato direto com a superfície.

Já caster é a nomenclatura da angulação estabelecida entre a linha vertical da roda e o pino mestre da suspensão. Esse ângulo tende a ser fixo, mas pode sofrer mudança devido a determinadas colisões do veículo.

Uma boa estabilidade do carro durante altas velocidades ou realização de curvas depende de ajustes finos na cambagem e no caster. Portanto, esses são mais dois procedimentos para cuidar do seu carro.

Quando fazer?

A cambagem precisa ser efetuada simultaneamente com os procedimentos de balanceamento e geometria 3D. Note que angulações irregulares do camber tendem a provocar desgastes excessivos da parte do pneu que toca o solo. Naturalmente, isso pode deixar a direção perigosa.

Com relação ao caster, a angulação deve ser revista imediatamente àquela sensação de perda de estabilidade do carro. Vale a pena ficar atento no decorrer de trechos que exigem uma aceleração maior ou durante certas manobras.

Talvez você já soubesse quando fazer os procedimentos de balanceamento e geometria 3D. Agora, também sabe quando submeter o seu carro à cambagem e ao ajuste do ângulo de caster.

Contudo, não são todos os carros que possuem a regulagem em cambagem e caster. Quando o carro não os possui, pode ser necessária a troca de alguns componentes para que possa voltar as medidas exatas.

Caso as máquinas não consigam detectar o problema, o procedimento é feito diretamente pelos mecânicos. Daí a importância de contar com uma equipe técnica qualificada. O procedimento consiste na troca de peças específicas, até que o problema na suspensão seja realmente solucionado.

Os procedimentos de balanceamento, geometria3D, cambagem e caster precisam ser executados por um centro automotivo completo. Só assim você poderá ficar totalmente tranquilo!

Em busca de um centro automotivo que forneça todas essas e muitas outras soluções para o seu carro? Acesse o nosso site e venha conhecer o nosso reconhecido trabalho!

 

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus

Comentários