Até onde posso modificar meu carro dentro da Lei?

Publicado em: dez 31 2015 por admin

Que tal dar aquela tunada no carro? Deixar o “possante” bonito e também poderoso. É uma ideia atrativa, mas não se pode esquecer de que há limites para tudo, inclusive para a modificação de um automóvel. Há leis que trabalham para isso, evitando que máquinas acabem se tornando perigosas para seus motoristas e também para as demais pessoas.

Mas é possível, sim, colocar turbo no motor, dar uma alterada na aerodinâmica e no design do carro, mas tudo tem que estar dentro da lei. Vamos conferir um pouco sobre como modificar seu carro sem infringir as leis.

carro-modificado

Motor: é possível fazer alterações no motor de diversas maneiras alternativas, potencializando sua resposta e desempenho, porém de acordo com a lei, o máximo permitido de aumento da potência do motor é de 10%.

Rodas e Pneus: uma das alterações mais comuns e também mais arriscadas. Não é permitido alterar o diâmetro dos pneus ou exceder os limites externos do para-lamas, sendo obrigatório manter o tamanho do conjunto externo (roda e pneu).

Suspensão: apesar de inspirador ao ver carros em filmes subindo e descendo, suspensão a ar ou rosca são proibidos, mas é possível optar por alternativas como molas esportivas.

Freios: aí está outro ponto delicado, de acordo com o Contran, não é permitido a alteração dos freios originais do veículos.

Visual: é possível fazer diversas alterações no visual do carro, mas essas de maneira alguma podem interferir na visão periférica, por segurança, e nem mesmo nas medidas do carro.

Altura: a altura também está relacionada a suspensão. É, pelo Contran, permitida a alteração na altura do veículo, porém fica a cardo do Inmetro a verificação do veículo e a liberação ou não.

Cor: segundo a lei, se um adesivo ou alteração cobrir mais de 50% do veículo, é obrigatória a reconfiguração do documento.

Faróis: alterações nos faróis são proibidas, apenas o de fábrica é permitido ou os legalizados antes da proibição de 2011.

Chassi: definitivamente proibido qualquer alteração no chassi do veículo.

Apesar de certas restrições, ainda é possível customizar o seu carro, basta seguir as regras e aproveitar tudo o que está ao seu alcance para deixar o seu veículo do jeito que você gosta.

Categoria: Carros Personalizados, Dicas e Informações
Tags: , ,

Comentários