Ar-condicionado: por que aumenta o consumo de combustível?

Publicado em: nov 29 2019 por admin

Post_Dezembro_Sigma_Blog

 

Antigamente, o ar-condicionado era considerado um acessório de luxo, presente apenas em alguns veículos. Entretanto, nos dias hoje, trata-se de um equipamento que, além de gelar e esquentar a temperatura dentro do carro, mantém a qualidade do ar e monitora a umidade e a ventilação.

Apesar de ser um item presente na maioria dos automóveis atuais, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre ele, principalmente com relação ao consumo de combustível que ele demanda. Pensando nisso, nós preparamos uma matéria especial para você, explicando quais atos relacionados ao ar-condicionado gastam mais gasolina, confira!

O primeiro ponto que você deve ter em mente é que, ao trafegar com o acessório ligado, a correia que faz o compressor trabalhar consome cerca de 5 cavalos – o que significa que ele interfere na potência e, consequentemente, no gasto de combustível.

Além disso, quanto mais frio estiver o interior do veículo, mais o ar-condicionado terá que trabalhar e, para isso, o compressor terá que ficar ligado no máximo. O compressor tira energia do motor, que, por sua vez, aumenta o consumo de gasolina.

Dirigir com velocidade alta e com os vidros abertos também interfere na aerodinâmica do veículo, fazendo com que a resistência do ar aumente e o consumo também – e não é pouco, cerca de 14%.

Essas são as principais interferências do ar com relação ao consumo de gasolina do automóvel, mas aí vão algumas dicas para você utilizar esse acessório da melhor maneira, leia abaixo:

A temperatura ideal para se regular o ar é entre 22 °C e 23 °C. Assim, você irá ficar em um clima agradável e não provocará um alto gasto de combustível.

Ligar o ar-condicionado ao menos uma vez por semana, por cerca de 10 minutos, contribui para a circulação do gás e do óleo, lubrificando o sistema e evitando o ressecamento das peças.

Quando estiver chegando em seu local de destino, lembre-se de desligar o ar e ligar a ventilação para eliminar a umidade na tubulação. Essa atitude ajuda a evitar a proliferação de fungos nas peças.

 

Você costuma fazer uso do utensílio no dia a dia?

A Sigma Car conta com um serviço de reciclagem do gás do ar condicionado, em que é retirado todo o excesso de umidade acumulado no sistema de mangueiras, o óleo velho e injetado óleo novo no sistema mecânico do ar. Se trata de um serviço de manutenção mecânica, recomendado a cada 6 meses de uso.

 

Separamos um outro conteúdo que pode te interessar: “Quando verificar a troca de óleo, fluidos, filtros e revisão de suspensão?Clique aqui e confira! 

 

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações

Comentários