Carros movidos apenas à gasolina podem abastecer com álcool? Descubra

Publicado em: mai 28 2018 por admin

A greve dos caminhoneiros, que marcou o Brasil neste mês de maio, fez muitas pessoas considerarem o papel que a gasolina possui nas cidades. Em muitos postos faltou gasolina, mas o álcool continuou nas bombas. Você parou para pensar se é possível abastecer com álcool o seu veículo à gasolina?

Sim, é possível fazer isso. Não é indicado, mas é possível. O motor pode até funcionar por um bom tempo, mas não vai gostar nada de receber um combustível para o qual não foi produzido.

Abastecer com álcool - Sigma

O que acontece com o motor se abastecer com álcool

As dificuldades iniciam já na hora de dar a partida, que certamente vai ser bastante demorada. Abastecer com álcool um motor a gasolina quer dizer esperar que ele pegue com um combustível que demora mais para ser pulverizado, já que exige outra temperatura.

Os modelos flex ou dos carros movidos à álcool possuem um sistema adequado para ligar os carros nessas condições. Num carro movido apenas à gasolina, o motor de arranque é sobrecarregado, mais ainda em carros com partida por botão.

Abastecer com álcool não exige do motor apenas na hora da partida. O desempenho do carro será irregular, já que a queima do combustível não será feita da maneira que o motor precisa e foi desenhado para abrigar.

A central elétrica do veículo (ECU), que é responsável pela ingestão eletrônica, pouco pode fazer para regular o desempenho. Todos os sistemas pela qual ela é responsável, que também influenciam no desempenho, são desenhados se baseando no consumo usando gasolina.

O que mais influência é a diferença estequiométrica, que é a razão entre ar e combustível nos dutos do motor e pela taxa de compressão, que é menor nos motores a gasolina. Tudo isso vai fazer com que o carro perca desempenho e o motor possa eventualmente falhar.

Mesmo que em motores flex os carros costumem ganhar potência quando utilizam álcool, o mesmo não acontece neste caso. Como nenhuma parte do sistema foi projetado para lidar com este tipo de combustível, não há como fazer com que ele seja queimado da maneira ideal.

Combustível corrosivo

Em um carro sempre movido à gasolina, abastecer com álcool pode significar colocar um combustível corrosivo no motor. Isso porque o álcool vendido nos postos de gasolina possuem uma proporção de 5% de água. A gasolina utiliza o álcool anidro na mistura, que não oferece risco de corrosão.

Os carros movidos à álcool são fabricados com materiais que dão conta da água no combustível, mas os motores à gasolina não. A água vai acelerar a oxidação de todas as pessoa que entram em contato com o álcool usado no abastecimento. No fim, a bomba de combustível, bicos injetores, velas, junta de cabeçote e anéis do pistão serão certamente prejudicados. O catalisador e outras partes do escapamento também podem entrar na conta.

Veículos que ainda possuem carburadores não podem nem pensar em se aventurar. Sem a ingestão eletrônica, é impossível o carro se adaptar ao novo combustível, podendo prejudicar todo o motor no processo.

Além do mais, é preciso lembrar de outra coisa: o diesel. Colocar este combustível em um motor que não foi fabricado para ele é algo que nunca deve ser feito, sob risco de dano permanente.

Veredito

No fim, podemos repetir o que falamos no início do texto: é possível colocar álcool num motor à gasolina, mas não é aconselhado. Deve ser feito apenas em caso de necessidade e, assim que possível, a gasolina deve ser retomada. Além disso, é uma boa ideia não deixar a gasolina secar totalmente antes de colocar o álcool e misturar os dois combustíveis.

Continue ligado no blog da Sigma para mais dicas sobre o mundo dos automóveis. Estamos constantemente atrás de novas informações para você. Até a próxima!


 

Com informações de Quatro Rodas.

Categoria: Curiosidades, Dicas e Informações, Sem categoria
Tags: , , ,

Comentários