A queda cada vez mais evidente dos câmbios manuais

Publicado em: abr 26 2017 por admin

Muitos pensam que os câmbios automáticos são uma tendência mundial, por trazer muito mais praticidade, fazendo o motorista dar adeus para a complicada embreagem. Mas há um setor da indústria que ainda prefere, e muito, o câmbio manual.

Resultado de imagem para ferrari 812 superfast

Ferrari 812 Superfast – Foto: Divulgação

Bugatti Chiron - um dos carros mais rápidos do mundo -, Porsche 911 Carrera e Ferrari 812 Superfast são alguns modelos que ainda oferecem câmbios somente manuais, no caso de dupla embreagem, geralmente de sete marchas. E por quê? Pela falta de confiança que existem em câmbios automáticos para oferecerem a mesma possibilidade de força e alto desempenho que um motorista com o câmbio manual consegue atingir.

Mas segundo Peter Quintus, chefe da divisão de carros esportivos (Motorsports) da BMW, a série M, isso está para mudar.

Segundo ele, atualmente os câmbios automáticos possuem qualidade comparável ao manual, e isso sem um grande problema: a durabilidade. De acordo com Quintus, a mudança manual de marcha é viável em carros com até 450 cv e/ou 61,2 mkgf de torque. A partir disso, a resistência e durabilidade do sistema é comprometida, muito provavelmente pela maior ocorrência de desgaste pelo motorista.

Resultado de imagem para cambio automático bmw

Foto: divulgação

Com maior sofisticação, está sendo mais fácil adotar a troca automática nos veículos de alto desempenho. Inclusive, muitos modelos da linha AMG, superesportivos da Mercedes, já utilizam, bem como alguns modelos de direção esportiva da Audi. A série M da BMW também já tem planos concretos para adotar esse sistema.

Parece que, afinal, tanto numa questão de praticidade quanto de alto desempenho, está na hora dos motoristas se acostumarem a possibilidade da extinção da embreagem. Se de fato isso está próximo de acontecer, você com certeza vai ficar sabendo através de nós. Fique ligado nas notícias do blog da Sigma!

Com informações de QuatroRodas.

 

Categoria: Dicas e Informações

Comentários