A origem dos semáforos

Publicado em: jun 26 2016 por admin

Verde, amarelo e vermelho. Essas cores fazem parte de um padrão que é conhecido em praticamente todo o mundo. Porém, a origem do controle do trânsito tem uma história que antecede o próprio uso dos automóveis, mesmo que tenha mudado muito.

 


A maneira de controlar o trânsito era estritamente manual até o início do século passado

Foto: reprodução / MegaCurioso

 

Em 1868, na Inglaterra da era vitoriana, quando cavalos e vagões ainda tomavam as ruas, foi implementado o primeiro sistema de controle de tráfego urbano luminoso que se tem registro: duas lâmpadas a gás, de cores diferentes, que durante a noite indicavam se o condutor devia parar (luz vermelha) ou apenas prestar atenção (luz verde) à estrada.

Não demorou muito tempo para esse sistema sair de uso. Aparentemente, em menos de um mês um policial se feriu ao operar o equipamento. Sendo assim, o controle das ruas continuou sendo feito a partir de policiais de trânsito.

Com o passar dos anos, as ruas foram ficando cada vez mais caóticas. Cavalos, bondes, bicicletas e eventuais carros tinham de disputar espaço. Os oficiais que precisavam manter a ordem não tinham um trabalho fácil e os acidentes ficavam cada vez mais constantes.

Cidades como Berlim, na Alemanha, pensaram em algumas soluções. Na capital alemã, algumas torres foram construídas nos cruzamentos mais movimentados e, a partir delas, os policiais podiam controlar um sistema luminoso (com as cores verde a vermelho) para facilitar o controle de tráfego. Em algumas cidades americanas, os oficiais também subiam em plataformas para gerir o trânsito.

Foi apenas na década de 1920 que os semáforos como conhecemos hoje passaram a ser utilizados. William Potts, um policial de trânsito de Detroit, nos Estados Unidos, inventou o sistema de três cores programadas, conectando-os a controles e fios elétricos.

 

Um dos primeiros semáforos do mundo

Foto: reprodução / IndianaEagle

 

O americano havia adaptado o sistema utilizado para controle de ferrovias, que possuíam o mesmo sistema de cores. A diferença foi que a invenção de Potts visou os cruzamentos, e por isso ele idealizou um semáforo de 4 lados (para 4 sentidos). Dentro de um ano, a cidade de Detroit teria implementado cerca de 15 semáforos eletrônicos em suas ruas.

Hoje em dia, claro, a tecnologia já se mostra muito aperfeiçoada. Sensores e câmeras já fazem parte de muitos semáforos, fazendo com o trânsito seja controlado de forma muito eficiente. Mas, a história sempre tem um início, não é?

 

Fonte: MegaCurioso, OrigemDasCoisas.

Categoria: Curiosidades

Comentários