A energia está cada vez mais sustentável

Publicado em: out 17 2016 por admin

Energia e meio ambiente são temas que hoje estão sempre juntos. Pensando em formas renováveis de produzir esse elemento tão necessário para nosso dia a dia, diversas empresas estão apostando em soluções energéticas sustentáveis.

Populares nas residências, os painéis foto-voltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica ou aquecem água encanada, são geralmente o único contato que temos com essas formas de obtenção de energia, que procuram não agredir a natureza. Mas, felizmente, a tecnologia não para de trazer novas soluções nesse sentido.

alternatividades-reproducao

Foto: reprodução / Alternatividades

 

Inovações e investimentos

A americana V3 Solar negocia parcerias para a produção em larga escala de uma de suas criações: painéis solares giratórios. Segundo a empresa, eles são mais eficientes e rentáveis do que os painéis comuns, já que ficam sempre inclinados em 56 graus, no formato “spin cell”, garantindo aproveitamento total da luz solar. Se tratando de superaquecimento, a V3 Solar afirma que a temperatura do equipamento não passa dos 35 graus celsius.

Também pensando em novas soluções, uma equipe de cientistas de Qingdao, na China, desenvolveu painéis a partir de camadas de grafeno, material feito de carbono e com grande capacidade de condutividade térmica e elétrica. O resultado? Os painéis conseguem gerar energia a partir de gotas de chuva. Sim, de dia ou a noite, desde que chova, os painéis estarão trabalhando. O projeto, porém, ainda está sendo desenvolvido e há um longo caminho a percorrer.

Da mesma maneira, é cada vez mais comum ver grandes empresas apostando em energias renováveis para manter suas atividades: a GM prometeu que até 2050 usará 100% de energia renovável, e a Apple vai, segundo a empresa, construir uma usina de energia renovável só para alimentar sua indústria.

 

mastersolar-reproducao

Foto: reprodução / Mastersolar

Em residências

É difícil pensar em soluções grandiosas e mirabolantes para tornar nossas residências mais sustentáveis. Além disso, o custo atual dos painéis foto-voltaicos também não ajuda. Nesse sentido, a automação residencial surge como ajuda: uma casa mais inteligente é capaz de consumir menos energia, ajudando você a, por exemplo, não deixar uma luz acesa sem necessidade.

Gostou de nossas informações? A Sigma Home está sempre preocupada em trazer novidades do mundo da tecnologia residencial para você, além de estar pensando em novos projetos para implementação. Venha nos visitar! Temos muito a conversar.

 

Com informações de Alternatividades e Olhar Digital.

 

Categoria: Automação Residencial, Sigma Home

Comentários