Ford lança tecnologia de detecção de pedestres

Publicado em: set 22 2014 por admin

Para ajudar a evitar ou reduzir a gravidade de atropelamentos, a Ford acaba de anunciar o primeiro carro a contar com esse sistema avançado de segurança. É o novo Mondeo – nome dado ao Fusion nos mercados da Ásia e Europa -, com lançamento este ano na Europa.

Ford lança tecnologia de detecção de pedestres

Esta ferramenta exclusiva que detecta a proximidade dos pedestres, possui tecnologia atrelada ao sistema de assistência de pré-colisão, e aciona os freios automaticamente caso tenha alguma pessoa próxima ao carro.

A”leitura” ocorre de uma distância de até 200 metros através de uma câmera frontal instalada no para-brisa do automóvel, a qual envia as informações para o radar acoplado ao para-choque. Quando o pedestre, ou o carro a frente, é reconhecido, o sistema emite um aviso no painel e, em seguida, o condutor é forçado a acionar os freios imediatamente. Caso isso não ocorra, o próprio sistema reduz a aceleração e, consequentemente, freia o carro.

O sistema foi testado em circuito fechado com manequins em tamanho natural e passou por meses de aperfeiçoamento em estradas de todo o mundo para verificar a sua confiabilidade, já que existem pedestres de todas as formas e tamanhos e com um número infinito de posturas.

Vale ressaltar também que a tecnologia de radar permite outros dois recursos para o motorista: a indicação de distância, que informa o intervalo de tempo em relação ao veículo da frente, e o piloto automático adaptativo, que mantém automaticamente a distância selecionada.

Fontes: Investimento e Notícias, Quatro Rodas.

Categoria: Lançamentos, Sigma
Tags: , , ,

Comentários