5 mitos e verdades sobre eletrodomésticos

Publicado em: set 18 2015 por admin

eletrodomestico

A tecnologia tem encantado – e confundido – muitas pessoas. Quando o assunto é eletrodomésticos, as dúvidas aparecem nos mais variados momentos, desde o momento da compra e instalação, até a manutenção.

Com isso em mente, a Sigma Home separou 5 mitos e verdades sobre os aparelhos eletroeletrônicos que utilizamos diariamente. Confira:

Na cozinha

1. Posso secar roupas atrás da geladeira?

Não! Apesar de tentadora, a ideia de secar as roupas mais rapidamente colocando-as na grade de trás da geladeira é uma furada. As grades são dutos por onde o fluido que tira o calor do eletrodoméstico e o dissipa no ar passam – por isso, esquentam.

Ao pendurar roupas úmidas sobre os dutos, a dissipação do calor fica comprometida, diminuindo a capacidade de resfriamento e aumentando a conta de energia.

2. Abrir a geladeira repetitivamente pode prejudicar o aparelho?

Corbis-42-52270356-630x419

Sim! O processo de troca de calor desencadeado pela abertura da porta da geladeira é, se exagerado, um perigo para a vida útil do eletrodoméstico.

Ao abrir a porta, o ar frio sai e o calor entra. Para manter o interior gelado, a geladeira terá que esfriar o ar quente que acaba de entrar – dessa maneira, quanto mais ar quente entra (mais vezes a porta é aberta), mais energia é gasta com o resfriamento do aparelho.

3. É perigoso esquentar água no microondas?

Sim! Para esquentar os alimentos, o aparelho realiza um processo que possibilita a agitação das partículas de água dentro deles, a condução.

O perigo em colocar apenas um recipiente com água está no fato de, mesmo a mais de 100º C, não há formação de bolhas.  Por isso, quando a vasilha contendo a água é movimentada ou algo entra em contato com a água (pó de café e sopa instantânea, por exemplo), as bolhas podem aparecer rapidamente, espirrando água fervente para fora. Portanto, procure equilibrar o calor interno da água, colocando-a no microondas juntamente com uma colher de pau.

Na lavanderia

© Copyright 2013 CorbisCorporation

4. Quanto mais suja as roupas estiverem, mais sabão e amaciante?

Não! As máquinas de lavar e os fabricantes de produtos de limpeza para roupas possuem indicações das quantidades certas de acordo com o nível de água de lavagem. O excesso de sabão e amaciante pode manchar as roupas e até prejudicar o desempenho do eletrodoméstico.

5. Secadoras precisam de limpeza?

Sim! Para evitar deterioração da máquina e a demora para secar roupas e economizar na conta de energia, a manutenção das secadoras é essencial.

Procure limpar o filtro de fiapos e o chão embaixo e atrás da secadora com o aspirador de pó. Além disso, certifique-se de que o cano exaustor está desobstruído – desconecte-o da secadora e limpe-o também com o aspirador de pó, pois se ele entupir você poderá ter um grande prejuízo com as avarias na máquina e em suas roupas.

Economizar energia e prolongar a vida útil dos aparelhos eletrodomésticos são ações essenciais não apenas para evitar transtornos pessoais mas também para contribuir de forma consciente com a manutenção do meio ambiente. Portanto, fique ligado!

Fontes: Tribuna da Bahia

Categoria: Sigma, Sigma Home
Tags: , , , , , , , ,

Comentários