5 formas interessantes de aumentar a vida útil do pneu do seu veículo

Publicado em: ago 09 2021 por admin
Fonte: https://unsplash.com/photos/Irdm0-tevPc

Fonte: https://unsplash.com/photos/Irdm0-tevPc

Manter os pneus com bom desempenho é peça fundamental para a segurança dos passageiros do veículo. Monitorar e checar se o acessório está em dia deve ser item indispensável na rotina dos motoristas. Quer saber como aumentar a vida útil do pneu? Confira a seguir:

5 dicas para aumentar a vida útil do pneu do seu veículo

Calibragem 

Siga a calibragem indicada pelo fabricante, você pode conferir no manual do fabricante. Manter os pneus corretamente calibrados ajuda a diminuir o consumo de combustível e aumenta a sua longevidade em torno de 30%. Ao estar com pouca pressão, o pneu pode ter maior desgaste de suas bordas.

Não se esqueça de calibrar também o estepe, pois você nunca sabe quando vai precisar usá-lo!

O momento ideal de calibração é pela manhã, quando o veículo ainda está frio, também recomenda-se ter o hábito de calibrar os pneus do seu carro a cada 15 dias.

Cuidado ao estacionar 

Ao parar o carro na rua, cuidado para não encostar o pneu no meio fio, isso pode danificar a direção e pode causar desalinhamento das rodas, além de prejudicar as bandas de rodagem e deformar a lateral dos pneus.

Veja também se no chão não há resquícios de óleo ou solventes. Esses produtos possuem substâncias que danificam a borracha do pneu, causando desgaste.

Carga do veículo 

Evite carregar peso à toa no veículo. Quanto maior a carga total — seja de bagagens ou lotação de passageiros, mais chances de comprometer a estrutura dos pneus e a suspensão do veículo.

Atenção durante a troca dos pneus 

Realize o rodízio dos pneus de acordo com o manual do fabricante, que geralmente indica a troca a cada 10 mil quilômetros rodados, mas podem ocorrer variações de montadoras para montadoras.

Os pneus dianteiros e traseiros de um carro têm desgaste desigual, devido a trabalharem com demandas diferentes quanto à frenagem, tração e carga do veículo, por exemplo.
Por isso é tão importante realizar o rodízio. Ele proporciona equilíbrio a esse desgaste, melhorando a estabilidade, desempenho e aderência ao solo, além de aumentar a vida útil dos pneus.

Veja mais em: Confira a importância de fazer a troca regular do pneu

Balanceamento

Se o seu carro está trepidando ou puxando para um dos lados, isso pode ser um sinal de que ele está precisando passar pelo processo de balanceamento e/ou alinhamento. Assim como o rodízio de pneus, é indicado realizar o balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou se o veículo passar por um grande buraco.

O alinhamento nada mais é do que colocar a roda e o pneu em uma máquina balanceadora, que mede o peso do conjunto em movimento. Esse peso deve estar distribuído de maneira igual em toda roda e, caso não esteja, são colocados contrapesos de chumbo, com o objetivo de equilibrá-lo.

Se você precisa realizar a troca dos pneus do seu veículo, conte com a Sigma Car. Nós temos pneus em diversos aros, largura, perfil e marcas para atender o que você procura.

Categoria: Cuidados com o seu carro, Dicas e Informações, Rodas e Pneus
Tags: , , ,

Comentários